Após um apagão global causar atrasos e cancelamentos de voos em diferentes países nesta sexta-feira (19), as companhias aéreas brasileiras estão recomendando que os passageiros verifiquem o status de suas viagens com antecedência. Até o momento, apenas voos da Azul foram impactados no Brasil — a Gol e a Latam afirmam que não tiveram nenhum problema.
O apagão foi causado por um problema operacional na CrowStrike, empresa de segurança cibernética cujo software é usado pelo sistema operacional Microsoft Windows. A Microsoft afirma que a “causa subjacente” da interrupção em massa foi corrigida para seus aplicativos, mas o “impacto residual” continua afetando alguns serviços.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas suspenderam voos no início da manhã devido a "problemas de comunicação". Aeroportos de Berlim, na Alemanha, Espanha, Amsterdã, Hong Kong e Austrália também foram afetados por questões similares. No Brasil, apenas o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, relatou atrasos em viagens até o momento.
Em nota enviada à reportagem de Zero Hora, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que a falha e a instabilidade global em uma plataforma utilizada pela Azul impactaram o sistema de check-in da companhia aérea, gerando um total de 15 voos atrasados de chegada e 24 voos de partida até as 11h30 desta sexta-feira no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A concessionária disse que "acionou planos de contingência para reduzir os impactos decorrentes dessa falha. Os demais sistemas do Aeroporto de Viracopos operam normalmente".
Também em nota, a Azul informou que o apagão “impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial” e, por isso, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais”.
A recomendação da companhia é que os clientes que possuem viagem agendada nesta sexta-feira e ainda não realizaram o check-in cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da empresa. “A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, finalizou a companhia.
Já a Latam disse que não registrou impactos em sua operação. De toda forma, a companhia recomenda que os passageiros verifiquem o status dos voos como medida de precaução. “O Grupo Latam lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, destacou a companhia.
A Gol informou apenas que seus sistemas e operações não sofreram impactos até o momento.
Pelas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que monitora as operações no Brasil ao lado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) “para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”.