Nesta sexta-feira (16), o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, entrevistou Leandro Batista, um youtuber terraplanista que se arrependeu de suas teorias e agora busca desmentir as antigas teses em que acreditava. Leandro é natural do Rio de Janeiro e começou a se interessar pelo tema em 2015, após assistir um vídeo explicando como funcionaria a "Terra plana".
Segundo o youtuber, a teoria defende que o planeta não tem um formato esférico, mas sim plano e que um domo estaria cobrindo o "disco", essa proteção não permite a entrada ou saída de objetos espaciais, como um foguete, na Terra. Portanto, os terraplanistas também não acreditam na exploração espacial.
A teoria que ele acreditava diz, ainda, que a Antártida ocupa as bordas da Terra e, por isso, não é possível achar o "final" do disco. Além disso, para explicar como funcionaria o dia e a noite, os terraplanistas afirmam que a Lua e o Sol giram ao redor do disco.
Além da sequência de conteúdos que passou a consumir sobre a teoria, Leandro relata que a sua relação com a religião também contribuiu para que ele passasse a desprezar todas as evidências científicas de que a Terra tem formato esférico.
— Eu não estou dizendo que ser cristão ou ter uma religião fica mais fácil de você se tornar um terraplanista. Porém, ao mesmo tempo, essas passagens bíblicas que eu não aplicava a literalidade, que eram figuras de linguagem ou o povo da época se expressando daquela forma porque não tinham o conhecimento que se tem hoje, a teoria da Terra plana me fez aplicar literalidade aquilo — explica Leandro.
Para tentar provar a tese em que acredita, Leandro resolveu fazer uma viagem, em 2023, para ver o fenômeno Sol da meia-noite, que ocorre ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, em que o Sol é visível por 24 horas quando está próximo do solstício de verão. Se a Terra fosse plana, esse fenômeno não poderia ocorrer, já que não prevê o Polo Sul, apenas uma borda de gelo.
O youtuber viajou para o norte da Noruega e, ao assistir o fenômeno com os próprios olhos, passou a questionar a teoria que tanto defendeu. Agora, a ideia de Leandro é viajar para o Círculo Polar Antártico, para provar para os que ainda não estão convencidos de que a Terra é redonda, que o planeta não é um disco.
Questionado sobre o processo de abandonar a teoria que o fez criar seu canal no YouTube, falou que muitos adeptos à teoria atribuem o sentido da vida e até mesmo a existência de Deus, à Terra plana. Leandro diz que agora tenta explicar para as pessoas que o importante não é a forma da Terra, mas sim a própria vida, a própria existência.
— Existe vida após a Terra Plana — finaliza Leandro Batista.