Um asteroide "do tamanho de um estádio” se aproximou da Terra no dia 2 de fevereiro. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que capturou imagens do 2008 OS7, a distância ficou em 2,9 milhões de quilômetros – 7,5 vezes maior do que entre o nosso planeta e a Lua. Em termos astronômicos, a distância é considerada pequena.
Apesar de classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, não havia risco de o asteroide colidir com a Terra. Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), no sul da Califórnia, Estados Unidos, capturaram imagens da rocha e descobriram que o seu tamanho é menor do que se pensava anteriormente.
Estima-se que o asteroide tenha um diâmetro entre 150 e 200 metros, similar à de um estádio de futebol, como o Maracanã, no Rio de Janeiro. Em 2008, quando foi descoberto, a Nasa acreditava que o tamanho variava entre 200 e 500 metros.
As novas imagens possibilitaram aos cientistas observar a formação da superfície do 2008 OS7, um misto de regiões angulares e redondas. O asteroide é considerado lento e leva aproximadamente 2,6 anos para completar uma volta no Sol.
A Nasa estima que esta foi a distância mais próxima que o asteroide esteve da Terra pelos próximos 200 anos.