Astrônomos identificaram um quasar brilhante que pode ser considerado o objeto mais luminoso já observado. A descoberta foi feita com o Very Large Telescope (VLT), instrumento de observação do Observatório do Sul Europeu (ESO). O estudo que descreve o quasar J0529-4351, localizado a 12 bilhões de anos-luz da Terra, foi publicado na revista Nature Astronomy nesta segunda-feira (19).
Quasares são objetos considerados muito brilhantes e distantes da Terra. Os buracos negros que alimentam esses núcleos luminosos recolhem matéria do entorno em um processo que emite grandes quantidades de luz. Segundo o ESO, o buraco negro no quasar J0529-4351 conta com um dos crescimentos mais rápidos já observados, com massa equivalente a 17 bilhões de massas solares.
Segundo o estudo da Universidade Nacional Australiana (ANU), cerca de um milhão de quasares já foram catalogados no Universo com a utilização de novos métodos de descoberta. No entanto, os cientistas entendem que os mais difíceis de encontrar são os espécimes mais raros e brilhantes.
De acordo com estudos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a matéria que é atraída para este buraco negro, na forma de um disco, emite tanta energia que J0529-4351 é quase 500 bilhões de vezes mais luminoso que o Sol. A luminosidade desses quasares é tão grande que alguns podem ser vistos da Terra, garante o ESO.