Voyager 1, sonda espacial da Nasa que envia informações científicas há 46 anos para a Terra, interrompeu a sua comunicação e passou a enviar códigos repetidos de zero e um, como se estivesse "travado". A questão foi divulgada pela própria agência espacial em seu site.
Com uma distância de 24 bilhões de quilômetros do nosso planeta, a nave não tripulada explora as profundezas do sistema solar e, assim como a Voyager 2, está no espaço interestelar, muito além da órbita de Plutão.
A sonda espacial possui atualmente três computadores a bordo, com sistema de voo e informações dos sistemas científicos, que posteriormente são agrupadas e enviadas à Terra. A falta de comunicação com a Voyager 1 começou dia 14 de novembro, quando os engenheiros perceberam uma repetição automática do código binário recebido normalmente.
Mesmo recebendo comandos vindos do nosso planeta, a espaçonave não envia de volta qualquer dado científico ou de engenharia, em função da falha na comunicação. Por isso, um comando para o sistema ser reiniciado foi encaminhado à Voyager 1. No entanto, a resolução da questão pode durar semanas.
Com objetivo de voar pelos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno em décadas anteriores, as Voyagers ultrapassaram os esperados cinco anos de vida para uma sonda espacial comum e enviaram informações importantes sobre o sistema solar.
Não é a primeira vez
Um problema de comunicação semelhante foi registrado com a nave espacial em 1981, mas eles não estão relacionados e não são idênticos. "Encontrar soluções para os desafios que as sondas enfrentam muitas vezes envolve a consulta de documentos originais, de décadas atrás, escritos por engenheiros que não previram os problemas que estão surgindo hoje", diz um comunicado da Nasa.
Testes são feitos para correção da falha sem afetar as operações da espaçonave. Porém, não há um prazo para que isso aconteça. Os comandos dos controladores da missão na Terra demoram 22,5 horas para chegar à Voyager 1. Isso significa que a equipe precisa esperar 45 horas para obter uma possível resposta da sonda.