A última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano deve ocorrer nas noites de quarta (13) e quinta-feira (14). A Gemínidas acontece uma vez por ano, geralmente em dezembro, e é uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora.
Durante o fenômeno, os meteoros entram na atmosfera da Terra a 260 mil km/h. Com a velocidade, a aparência é de uma chuva de estrelas cadentes. O fenômeno pode ser visto a olho nu, dependendo das condições do clima na região.
A Geminídas normalmente ocorre em dezembro por ser o mês em que a Terra está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço. Ao passar por essa região, os detritos entram na atmosfera do planeta, provocando a chuva.
Quem estiver em um local com céu limpo e em uma região distante das luzes da cidade, poderá observar até 120 meteoros por hora, durante o pico do fenômeno. A chuva de meteoros poderá ser vista de todo o Brasil, mas pode ser observado com maior facilidade nas regiões Norte e Nordeste do país.
A chuva ocorre na direção da constelação de Gêmeos, visível na direção nordeste a partir das 22h30min ou 23h, dependendo das condições do céu. Outro fator que deve facilitar a visualização do fenômeno é a fase da lua, pois quanto mais próxima da Cheia, o fundo do céu fica mais claro e o contrataste com os meteoros piora. Entretanto, neste período, a fase próxima é Lua Nova, que não deve atrapalhar a visualização. As informações são da Folha de S. Paulo.