Duas facas de sete mil anos feitas de dentes de tubarão foram encontradas durante escavações de um programa conjunto de pesquisa arqueológica indonésio-australiano. Com base na morfologia dos artefatos, eles foram identificados como dentes de tubarões-tigre.
Conforme o estudo publicado na revista científica Antiquity, os dentes foram escavados na caverna de um sítio arqueológico chamado Leang Panninge, que fica na província de Sulawesi, no sul da Indonésia.
A equipe, que é composta por pesquisadores dos dois países, conseguiu identificar que se tratavam de objetos, pois há perfurações nos dentes, fios vegetais e resquícios de uma espécie de cola, usada para prender artefatos a um cabo.
Os cientistas não acreditam que os artefatos sejam meras facas utilizadas no dia a dia. Para eles, os objetos podem ter sido utilizados em tipos de batalhas ou rituais. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão pois eles apresentam marcas que indicam que perderam o poder de corte em pouco tempo, inviabilizando o uso diário.
Além disso, os dentes de tubarão eram utilizados por alguns povos em rituais de purificação, porque são capazes de fazer cortes profundos na pele. Essa característica também justifica a possibilidade do uso em batalhas. Segundo o estudo, foram encontrados indícios claros de marcas de uso humano nos dentes.