Em quase 30 anos de exploração em Marte, a Agência Espacial Norte-americana (Nasa) já encontrou diversos objetos semelhantes ao que conhecemos na Terra, além daqueles que instigam a curiosidade humana. Desde 1994 em território marciano, os equipamentos espaciais despertam o interesse da comunidade científica e do grande público.
Uma imagem de uma rocha que se assemelha a um "portal" em Marte, por exemplo, gerou teorias da conspiração de que seria a entrada para um suposto mundo alienígena. No entanto, segundo o site norte-americano Science Alert, trata-se apenas de uma formação de lacuna natural. Além disso, existe potencial para ser bem menor do que aparenta na fotografia realizada pela sonda Curiosity.
Pirâmide? Rosto?
O rover espacial da Nasa está no planeta vermelho desde 2011, a fim de explorar, principalmente, a cratera Gale e o Monte Sharp. Nestes locais, foram encontradas formações no solo, como uma pequena "pirâmide". Segundo os registros da agência espacial, a formação rochosa tem o tamanho próximo a de um carro.
Entre diversos outros materiais, há formações naturais que se assemelham a figuras terrestres, como um "rosto de um urso" que pode ser reconhecido na superfície.
Ainda, existem as "aranhas" de Marte, que mostram o que é chamado de terreno araneiforme (que significa “semelhante a uma aranha”). Apesar de não se serem, de fato, aracnídeos, os registros servem para os cientistas estudarem a formação do planeta e reconhecer especificidades do local.