A passagem de um meteoro de tipo fireball e de grande proporção sobre o Rio Grande do Sul foi registrada às 21h09min deste domingo (27) pelo Observatório Espacial Heller & Jung (confira vídeo abaixo), localizado em Taquara, no Vale do Paranhana.
Conforme o diretor do observatório, professor Carlos Fernando Jung, a entrada do corpo celeste na atmosfera ocorreu sobre uma faixa do litoral gaúcho, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos, em território do município de Mostardas.
Jung detalhou que o meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 90,5 quilômetros, tendo duração de 4,13 segundos, e se extinguiu. Dados do observatório mostram, porém, que podem ter caído fragmentos — meteoritos — no solo.
A magnitude (ou seja, o brilho) foi de -4,6, o que permite chamar o meteoro de "fireball". Isso porque a nomenclatura é dada a meteoros com brilho igual ou superior a -4.
Segundo o especialista, trata-se da segunda ocorrência registrada pelo observatório de um meteoro de "elevada magnitude" no Estado este ano — em abril, haviam sido capturadas imagens de outro fireball.
Já meteoros de menor magnitude, foram cerca de 22 mil neste ano.