A agência espacial do Japão adiou o lançamento de sua missão lunar Moon Sniper pela terceira vez, nesta segunda-feira (28), devido ao mau tempo.
O foguete H2-A, que estava programado para decolar da ilha de Tangashima, no Sul, também transportava um satélite de pesquisa desenvolvido em conjunto com a Nasa e a Agência Espacial Europeia.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) não definiu uma nova data de início para a missão, que ocorre depois que a Índia pousou com sucesso uma espaçonave não tripulada na Lua na semana passada. A MHI Launch Services, co-desenvolvedora do foguete, disse na rede social X (antigo Twitter) que a missão foi suspensa devido ao vento.
A sonda da Índia aterrissou perto do polo sul lunar, um triunfo para programa espacial de baixo custo do país. O sucesso indiano ocorre dias depois de uma sonda russa ter caído na mesma região lunar e quatro anos depois de uma tentativa anterior indiana ter falhado no último minuto.
O Japão tentou, no ano passado, pousar na Lua uma sonda chamada Omotenashi, transportada pelo foguete Artemis 1 da Nasa, mas a missão deu errado e as comunicações foram perdidas.
Em abril, a empresa japonesa ispace fracassou na sua ambiciosa tentativa de se tornar a primeira empresa privada a aterrissar na Lua, depois de ter perdido a comunicação na sequência de um "pouso difícil".