Uma grande erupção solar, ocorrida por conta de uma ejeção de massa coronal (CMEs)— enormes nuvens de plasma magnetizadas — irrompeu do Sol em 28 de outubro de 2021 e se espalhou por uma área espacial que atingiu a Terra, a Lua e Marte. O evento astronômico foi detectado e estudado ao longo dos últimos anos, mas confirmado pela Agência Espacial Europeia (ESA), finalizado e compartilhado no site de ciência e tecnologia phys.org apenas nesta quinta-feira (3).
Segundo a publicação, a explosão foi detectada por uma frota internacional de espaçonaves que estão na órbita da Terra e também no Sistema Solar. Entre elas, estão: o ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) da ESA; o rover Curiosity Mars e o Lunar Reconnaissance Orbiter, ambos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa); o módulo lunar Chang'e-4, da CNSA (Administração Espacial Nacional da China), e o orbitador terrestre Eu: CROPIS, da DLR (Centro Aeroespacial Alemão).
É a primeira vez que um evento no Sol foi medido na Terra, na Lua e em Marte de forma simultânea. Essa percepção, a partir de planetas e estrelas distintos, auxilia na melhora do conhecimento humano sobre o impacto das explosões solares. Além disso, ajuda a compreender como o campo magnético e a atmosfera de um globo espacial podem proteger os astronautas contra elas próprias. Também, revelam um aumento do nível do solo em nosso planeta e nos vizinhos.
Durante os eventos astronômicos como o ocorrido em outubro de 2021, as partículas do Sol têm energia suficiente para passar pela bolha magnética que envolve a Terra, a fim de se proteger de explosões solares menos energéticas. Já a Lua e Marte não geram seus próprios campos magnéticos, culminando na maior facilidade das partículas solares atingiram seus solar.
O que é uma erupção solar?
Nem sempre acompanhadas por ejeções de massa coronal, como no evento astronômico detectada pela ESA, as erupções solares são intensas explosões de radiação eletromagnética na atmosfera do Sol. Elas ocorrem frequentemente e, em alguns casos, pode atingir os corpos celestes e planetas presentes no Sistema Solar.