O mês de maio será marcado por quatro fenômenos astronômicos interessantes para observação. Com direito a chuva de meteoros, marcada para este final de semana, e conjunções entre a Lua e outros planetas nas semanas seguintes, quem gosta de ficar de olho no céu estará com a agenda cheia.
Na madrugada do dia 5 para o dia 6, a chuva de meteoros Eta Aquáridas permitirá ver fragmentos do cometa Halley, um dos mais famosos da história da astronomia. A partir da 1h, já será possível ver os rastros luminosos, que devem surgir próximos da constelação de Aquário, na direção do nascer do sol.
— Meteoro é um fragmento de cometa que é atraído pela gravidade da Terra e acaba se incendiando na atmosfera da Terra. Quando a atmosfera barra esse fragmento, esse efeito forma um rastro luminoso, que é o meteoro — explica o astrônomo coordenador de extensão do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sócio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Daniel Mello.
Esta chuva de meteoros é especial porque o cometa Halley possui uma órbita que completa uma volta em torno do Sol em um período estimado de 74 a 76 anos. A última vez que o Halley passou pela Terra foi em 1986.
— Mas, para acompanhar uma chuva de meteoro, tem que ter paciência e tem que estar longe da cidade, sob céu bem limpo e escuro. É um fenômeno que não é recomendado usar equipamentos porque é muito rápido, então, se a pessoa mirar o binóculo para um lugar específico, pode perder — enfatiza Mello. A chuva poderá ser vista ao longo da semana, mas mais fraca. A condição de tempo pode influenciar na visão.
Um pouco antes de o Sol nascer, no dia 17 de maio, será possível ver a Lua e Júpiter bem juntinhos, na direção Leste. No início da noite do dia 22 de maio, a Lua estará perto de Vênus e, próximas a eles, estarão as estrelas Pólux e Castor, duas das mais brilhantes da constelação de Gêmeos. O fenômeno poderá ser observado sem o uso de equipamentos, a partir das 18h, no horizonte Oeste. No dia 23, Marte deverá estar acima dos quatro astros, proporcionando uma visão ainda melhor.