A nova atualização da versão beta do Windows 11, ainda em fase de testes, terá uma mudança na ferramenta de captura de tela, também conhecida como "print screen". As imagens não mais serão salvas automaticamente após colagem na área de transferência — será aberta a ferramenta de recorte Snipping Tool. As informações são do site Windows Latest, que traz as atualizações do sistema operacional.
Na versão atual do Windows 11, para ativar o print screen, é necessário apertar a tecla com o símbolo do Windows junto com a tecla "Print Screen". Com a mudança o usuário precisará manter pressionadas três teclas na ferramenta "snipping tool": Windows, Shift e S.
O objetivo da mudança é avisar o usuário da captura de tela e tornar mais prática a edição das imagens. Os usuários que não gostarem ou não conseguirem se adaptar à mudança, poderão retornar para o modelo padrão do botão. Para isso, é necessário cumprir os seguintes passos:
Como voltar o print screen ao modo original no Windows 11
- Acesse as configurações do computador
- Clique em "acessibilidade"
- Depois, clique em "teclado"
- Desative a opção "usar a tecla imprimir tela para abrir a ferramenta de recorte".
Ainda não há previsão de quando será lançada a versão comercial dessa atualização. O feedback dos usuários testadores e o pleno funcionamento do novo recurso serão cruciais para que a implementação aconteça de forma definitiva.
Como funciona a ferramenta de recorte Snipping Tool no Windows
Com o Snipping Tool, o usuário pode optar por apenas inserir a imagem na ferramenta para salvar do jeito que ela foi capturada ou, se preferir, já fazer os ajustes e recorte antes do salvamento.
Esse recurso também pode substituir o Paint. As ferramentas são similares nos dois programas: há opções de recorte em diferentes formatos, como circular, quadrado ou com toda a tela.