Nesta quinta-feira (6), um asteroide passará a cerca de 3 milhões de quilômetros da superfície terrestre, distância considerada próxima na escala astronômica. As informações são do O Globo. Não há risco à Terra com a aproximação do objeto.
O objeto, nomeado 2023 FM, foi descoberto pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, em março e sua órbita elíptica foi determinada apenas no último domingo (2); ele tem de 120 a 270 metros de diâmetro.
Davide Farnocchia, cientista do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da Nasa, diz que as observações coletadas desde a descoberta do asteroide permitiram que a órbita do 2023 FM fosse calculada com precisão.
— Sabemos que a órbita dele é inclinada em relação ao plano onde todos os planetas orbitam. Também sabemos que o 2023 FM completa uma revolução orbital ao redor do Sol a cada três anos e dois meses — disse em entrevista ao Canaltech.
Conforme Farnocchia, os dados orbitais também podem ser usados para novos estudos desta rocha, que podem ajudar a determinar a composição e outras características. O cientista, porém, nega a possibilidade de perigo à Terra com a aproximação do objeto:
— Descartamos qualquer possível impacto ao longo dos próximos 100 anos.