A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) divulgou em suas redes sociais na terça-feira (26) que sua sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) descobriu poços na Lua cujas temperaturas interiores são estáveis e chegam a 17ºC. Esse valor, agradável aos seres humanos, difere muito do encontrado em outras áreas da superfície do satélite natural, que aquecem até 127 ºC durante o dia e congelam até -173ºC durante a noite. As informações são do G1.
A descoberta dos poços ocorreu após um estudo detalhado de um grupo de cientistas financiados pela Nasa que utilizou os dados da sonda espacial. A LRO entrou em operação em 2009 e, desde então, tem explorado o solo lunar.
Para Noah Petro, cientista do projeto, a confirmação de que os poços lunares criam um ambiente térmico estável ajuda a compreender o comportamento da superfície do satélite natural e motiva o investimento em pesquisas sobre o assunto. Petro cogita também a possibilidade de um dia essas áreas serem exploradas mais detalhadamente por astronautas e tecnologias espaciais.
Segundo a Nasa, a descoberta de poços e cavernas termicamente estáveis é muito importante porque esses locais podem servir como proteção contra raios cósmicos, radiação solar e micrometeoritos.
Em suas redes sociais, a agência espacial divulgou as imagens dos poços e deixou no ar um questionamento: "Poderiam essas regiões encontradas na Lua se tornar futuros habitats para astronautas?".
Além dos projetos e pesquisas atuais que se utilizam da LRO, a Nasa se prepara para lançar a primeira missão não tripulada do programa norte-americano de retorno à Lua, o Artemis 1. O lançamento da aeronave deverá ocorrer no final de agosto.