O Perseverance, robô da Nasa que explora Marte, localizou um objeto que tem intrigado os observadores do espaço. A explicação mais plausível é que se trata dos restos de um componente utilizado para pousar o explorador robótico na superfície do planeta em fevereiro de 2021.
— Estivemos discutindo de onde veio, mas especula-se que seja um pedaço de corda do para-quedas ou do sistema de pouso que leva o robô ao solo — disse à AFP um porta-voz de um laboratório da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. — É preciso levar em conta que não está confirmado que seja uma coisa ou outra — acrescentou.
Os destroços foram detectados pela primeira vez em 12 de julho, através da câmera de prevenção de riscos situada na parte frontal esquerda do robô. Quatro dias depois, quando o Perseverance retornou ao mesmo lugar, os objetos já não estavam mais lá.
Provavelmente, o vento os arrastou, como já havia acontecido com um pedaço de manta térmica avistado no mês passado, que pode ter saído do sistema de pouso propulsado por foguetes.
O acúmulo de "lixo" do Perseverance é considerado um pequeno preço a se pagar pelos objetivos científicos do robô: buscar sinais biológicos de antigas formas de vida microbiana. Além disso, algum dia esses objetos poderão se transformar em valiosos artefatos para os futuros colonos de Marte.
— Dentro de cem anos, mais ou menos, os marcianos reunirão com entusiasmo todo este material para expor em museus ou transformá-los em "tesouros históricos" — tuitou o "astrônomo amador" Stuart Atkinson.
Nas redes sociais, observadores fizeram suposições criativas sobre o que poderia ser o material encontrado: "um tipo de planta rolante do deserto? Uma linha de pesca? Ou espaguete?".