Um foguete da SpaceX, desenvolvido para integrar a espaçonave Starship, pegou fogo e explodiu durante teste de solo na segunda-feira (11), no sul do Texas, nos Estados Unidos. Não houve feridos.
O teste estava sendo transmitido em tempo real pelo canal oficial na Nasa, Spaceflight, e o incidente foi registrado pela câmera de vídeo (veja acima).
O foguete de propulsão tinha como intenção auxiliar nas pesquisas ambiciosas do bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, que enviou o Starship ao espaço na busca de tornar as viagens para fora da Terra mais acessíveis aos humanos.
O protótipo não foi o único que deu errado ao ser testado antes de enviado ao espaço. Entre 2020 e 2021, a empresa espacial também perdeu outros quatro equipamentos durante testes, mas, nestes casos, as falhas aconteceram durante tentativas de pousos.
O empresário comentou sobre o acidente em seu perfil no Twitter. "Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, afirmou Musk, ressaltando que vai modificar questões o modo de testagem nas próximas tentativas.
Os 33 motores citados pelo bilionário se tratam de peças denominadas como Raptor, montadas exclusivamente para o Starship.