A Superlua de morango está atraindo muitos olhares. Quem não teve a chance de observá-la ao amanhecer desta terça-feira, pode conferir o espetáculo durante a noite e na madrugada de quarta-feira (15). O fenômeno agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.
O Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, registrou imagens da Superlua de morango. O professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung enviou os registros para GZH.
As imagens foram feitas com telescópio Sky Watcher 150mm, às 18h30min desta terça.
O fenômeno lunar que ocorrerá em junho também é conhecido como Superlua de morango. O nome foi criado pelos povos nativos da América do Norte que usavam os corpos celestes como indicadores para saber o melhor momento para plantar, colher e caçar.
De acordo com a crença dos povos antigos, essa Superlua marcaria o mês de junho, em que os frutos selvagens, como o morango, amadurecem no hemisfério norte, no período equivalente ao final da primavera.