A partir desta quarta-feira (15), o Internet Explorer terá seu suporte encerrado e não contará com novas atualizações. O anúncio foi realizado em maio desse ano no site da Microsoft. Além disso, o navegador, que foi lançado em 1995, será desativado em certas versões do sistema operacional, dando espaço para o sucessor, o Microsoft Edge.
Com a descontinuidade do serviço, algumas mudanças serão perceptíveis. Por exemplo, se um usuário clicar nos atalhos do Internet Explorer, ele será automaticamente redirecionado para o Microsoft Edge, caso o navegador esteja instalado na máquina. O download do serviço já está disponível no site oficial da marca.
De acordo com a empresa, o Microsoft Edge representa o "futuro da internet" por trazer uma navegação mais rápida, segura e moderna. O programa é baseado no Chromium, código-fonte do Google e conta com interface simples, personalizável e recursos adicionais. Além disso, o navegador permite a sincronização de senhas, sites, favoritos e outras informações do antigo serviço.
A descontinuidade do Internet Explorer foi comemorada por alguns usuários que relatavam a instabilidade no navegador. GZH separou alguns memes que os internautas fizeram sobre o fim do serviço.
Reações pelo mundo
Um dos internautas publicou uma imagem do aviso que o navegador fornecia quando parava de responder e sugeriu que o serviço muitas vezes não atendia ao que prometia. "Obrigado pelo serviço prestado na hora de descarregar o Chrome. Descansa em paz, Internet Explorer", brincou.
Outro usuário postou uma montagem com super-heróis, que têm os rostos de navegadores como Google Chrome, Mozilla, Safari, Opera, Maxthon e Tor. Eles estão carregando um caixão em que está o "corpo" do Internet Explorer.
A empresa produtora de conteúdo, Linus Tech Lips, publicou uma montagem de uma lápide em que está registrada a seguinte frase: "Internet Explorer, you wont be missed" ("Internet Explorer, não sentirei sua falta", em português). Além disso, estão escritos os anos de 1995 e 2022, períodos que correspondem, respectivamente, ao início e fim do navegador. "Fim de um erro", comentou o internauta.
Outro meme com temática fúnebre contém a lápide do Internet Explorer cercada por pessoa com rostos de navegadores (Chrome, Mozilla e Microsoft Edge).
Um perfil norte-americano postou uma foto com a seguinte frase: "Você deve respeitá-lo (Internet Explorer) porque se ele não estivesse lá, você não seria capaz de baixá-los" (Google Chrome, Mozilla, Opera e Safari).
Um internauta publicou uma sequência de imagens em que o personagem que está tentando usar o Internet Explorer, clica no navegador e são abertas muitas janelas de erro, solicitando o fechamento da página ou envio de relatório de erro. "Descanse em paz, Internet Explorer. Foi divertido enquanto durou", comentou ironicamente.
Um outro meme contava com a imagem do personagem Philip J. Fry, do desenho Futurama, com olhar de desconfiança e a seguinte frase escrita: "Not sure if I miss you or I miss insulting you" ("Não tenho certeza se sinto sua falta ou se sinto falta de te insultar", em português).
A empresa de jogos VS Gamers postou uma imagem em que aparece uma mulher que representa a Microsoft empurrando uma pessoa, que está na cadeira de rodas, e que simboliza o Internet Explorer, de um penhasco. Ao fundo, há alguém observando (Microsoft Edge). "Dep Internet Explorer, te prometo que nunca usare Microsoft Edge" ("Querido Internet Explorer, prometo que nunca usarei o Microsoft Edge", em tradução livre), brincou.
Em uma publicação, um usuário publicou uma espécie de história em quadrinhos em que a morte vem buscar o Internet Explorer, mas fracassa porque surge a mensagem de que o navegador parou de responder. "Is Internet Explorer ever truly dead?" ("O Internet Explorer está realmente morto?"), escreveu em tom sarcástico.
Os personagens do filme Toy Story também serviram de inspiração. Em uma imagem publicada, Woody aparece olhando o Internet Explorer indo embora. Na sequência, o cowboy fala "So long, partner" ("Tanto tempo, parceiro", em português).