A empresa de robótica Engineered Arts divulgou recentemente um vídeo mostrando um robô humanoide que impressiona pelo realismo do rosto, movimentação e expressões faciais.
A máquina simula uma face humana como se estivesse acordando, além de esboçar sorrisos e expressões de medo e surpresa. Outro detalhe que chama atenção no vídeo são as mãos do androide que, apesar de não replicarem movimentos são tão perfeitos quanto o rosto, impressionam da mesma forma.
A máquina em si não possui inteligência artificial e foi apenas pré-programada para realizar os movimentos.
O vídeo, publicado na quinta-feira (2) da semana passada, passou a ser replicado por milhões de internautas ao redor do mundo, virando um dos assuntos mais comentados. Muitos questionaram até se o projeto não estaria indo longe demais ao fazer algo tão próximo da perfeição.
Muitas pessoas aproveitaram a situação para brincar e até mesmo compararam com a série Westworld, que conta uma história que os robôs se rebelam contra os humanos após serem maltratados. Outra comparação frequente foi com relação ao personagem interpretado por Arnold Schwarzenegger em Exterminador do Futuro. Além disso, muitos internautas também marcaram o ator Will Smith em comentários das redes sociais "pedindo sua ajuda", em paralelo ao filme Eu, Robô, que se passa em um futuro onde a humanidade convive com androides.
A Engineered Arts é uma empresa do Reino Unido especializada na criação de robôs, mas seu destaque está nos detalhes dos modelos humanoides. A companhia também desenvolve modelos ultrarrealistas de robôs que simula animais para uso em filmes.