Acidentes de trânsito envolvendo carros, pedestres ou bicicletas e causados por pontos cegos podem se tornar mais raros com um projeto apresentado por pesquisadores australianos. Veículos autônomos usariam uma tecnologia que permite "ver" o mundo ao redor, como na visão raio-X, que penetra até os pedestres escondidos atrás de prédios e ciclistas obscurecidos por carros maiores, caminhões e ônibus.
O projeto foi financiado pelo Centro de Pesquisa Cooperativa iMOVE em colaboração com o Centro Australiano de Robótica de Campo, da Universidade de Sydney, e a empresa australiana Cohda Wireless. Os pesquisadores lançaram a descoberta em um relatório após três anos de pesquisa.
Usando unidades de compartilhamento de informações postas à beira da estrada e equipadas com sensores adicionais, como câmeras, por exemplo, os veículos podem compartilhar o que vêem com outros usando a comunicação Vehicle-to-X (V2X).
Isso permite que os motoristas tenham acesso a vários pontos de vista. Ao ser conectado a um sistema, o alcance de percepção aumenta significativamente, possibilitando que os veículos conectados vejam coisas que normalmente não veriam, evitando acidentes causados por situações em que há pontos cegos na visão do motorista.
Os experimentos da tecnologia incluíram testes em estradas públicas em Sydney, na Austrália. Um dos experimentos demonstrou a capacidade da tecnologia de interagir com segurança com pedestres, respondendo com base nas informações de percepção fornecidas pela estação de compartilhamento de informação à beira da estrada.