A queda de um meteoro foi registrada na madrugada desta segunda-feira (22) no Rio Grande do Sul. Três câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, localizadas em Taquara e em Tramandaí, captaram o fenômeno por volta das 3h15min.
Segundo o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) na região sul e proprietário do observatório, trata-se de um meteoro classificado de fireball. Caraterístico pelo brilho elevado, o meteoro tem magnitude de -5,3. Quanto menor a magnitude, maior o brilho.
Conforme o especialista, o meteoro entrou na atmosfera a 114,7 km de altitude e foi extinto a 57,8 km de altitude. A duração foi de 0,2 segundos, mas foi possível observar seu rastro esverdeado durante a passagem. Esta cor se deve à queima de gases presentes na atmosfera.
— O registro da cor do rastro deixado pelo processo de ablação devido ao atrito do meteoro com a atmosfera consiste em um bonito espetáculo para quem pode observar ao vivo — destaca o professor.
A última ocorrência de um fireball no Rio Grande do Sul havia sido no dia no dia 4 de novembro. O fenômeno foi observado nas cidades de Taquara, Bom Princípio e Vacaria, além do Paraná.