Fora do ar desde o início da tarde desta segunda-feira (4), WhatsApp, Facebook e Instagram informaram via postagens no Twitter que trabalham para restabelecer o funcionamento das três redes sociais do conglomerado de Mark Zuckerberg.
Ainda não há informações sobre o que levou as três sociais a saírem do ar no mundo todo.
"Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu o Facebook, em inglês. O mesmo texto foi publicado no perfil do WhatsApp. O Instagram disse que está trabalhando na solução do problema e pediu paciência.
Especialistas cogitam que problemas nos servidores DNS (que convertem os nomes dos domínios em endereços IP) de Facebook, Instagram e WhatsApp levaram à queda do serviço.
A indisponibilidade do Facebook afeta também outros serviços, como jogos em rede, que utilizam a conta da rede social para realizar a conexão.
A falha no funcionamento dos sites de Zuckerberg rendeu muitos memes no Twitter — a própria rede social aproveitou para entrar na onda: "Olá, literalmente a todos".