A empresa espacial Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, remarcou para esta quarta-feira (13) o voo em que levará o ator William Shatner, famoso por interpretar o capitão Kirk no seriado Star Trek, ao espaço. O ator participará do lançamento do New Shepard, previsto para decolar as 10h30min (horário de Brasília), sendo parte da tripulação de quatro pessoas.
O voo estava agendado para a última terça-feira (12), mas "devido aos ventos previstos para esse dia, a equipe de operações da missão da Blue Origin decidiu adiar o lançamento do NS-18". Shatner, de 90 anos, pode se tornar o primeiro membro do elenco do programa icônico a viajar para a fronteira final como convidado a bordo de um foguete da Blue Origin.
A tripulação do foguete NS-18 irá além da linha Karman, a uma altitude de 100 quilômetros, onde experimentarão quatro minutos de imponderabilidade e contemplarão a curvatura do planeta. Assim como a viagem de Jeff Bezos, dono da Amazon, o voo deve deve durar 10 minutos.
A decisão da Blue Origin de convidar um dos personagens mais conhecidos da ficção científica para seu segundo voo tripulado tem como objetivo manter o entusiasmo em torno da jovem indústria do turismo espacial.
Para os fãs, a viagem de 10 minutos de uma base no oeste do Texas de volta à Terra será o encerramento adequado para um fenômeno da cultura pop que inspirou gerações de astronautas.
"Reunião final com os engenheiros e a equipe de controle da missão para garantir que todos os sistemas sejam lançados", disse a Blue Origin, no Twitter.