O Instagram deu mais um passo para tentar manter a plataforma segura para adolescentes. A partir de agora, aqueles com idade inferior a 16 anos ou 18 anos (dependendo da lei de cada país sobre maioridade) terão seus perfis pré-definidos como privados ao se cadastrarem na rede social. A novidade foi comunicada na última terça-feira (27) pelo Instagram e ainda não tem previsão de entrar em vigor no Brasil.
Isso quer dizer que o dono da conta precisa aceitar solicitações de novos seguidores. Além disso, os perfis destes jovens – com conta privada – deixarão de ser mostrados na aba Explorar, bem como nas hashtags. Os posts também não são exibidos a todos, já que as publicações ficam restritas aos seguidores aceitos.
No comunicado, a empresa afirma que deseja que os jovens "façam novos amigos facilmente e mantenham o contato com sua família, mas não queremos que eles lidem com mensagens diretas indesejadas ou comentários de estranhos. Acreditamos que as contas privadas sejam a escolha certa para os jovens".
Em um primeiro momento, a novidade será implementada em Estados Unidos, Austrália, França, Reino Unido e Japão, mas foi informado que a rede buscará "expandir para mais países em breve".
Uma pesquisa feita pela plataforma apontou que oito em cada 10 contas de pessoas mais jovens selecionam a opção "privado" durante a configuração. Por isso, o Instagram decidiu tornar essa opção um padrão para os menores de 16 anos ou de 18 anos, dependendo da lei do país. Para os menores idade com conta pública, o Instagram vai mostrar uma notificação explicando os benefícios de uma conta privada e como alterar as configurações de privacidade.
Porém, a escolha para o perfil aberto permanece válida nas configurações do aplicativo. No pronunciamento, a companhia afirma que "daremos aos jovens a opção de mudar para uma conta pública ou manter sua conta corrente atual pública, se desejarem".
Outra frente que sofreu alteração foi a dos anúncios. Os anunciantes só poderão segmentar publicidade para menores de 18 anos com base em idade, sexo e localização. As opções de segmentação atuais, baseadas em interesses e atividades em outros aplicativos e sites, não estarão mais disponíveis para os anunciantes. Essas mudanças serão globais e se aplicarão a Instagram, Facebook e Messenger.