As câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, registraram a queda de um meteoro na praia Jardim do Éden, em Tramandaí, no Litoral Norte, no início da noite de quinta-feira (3).
Segundo o professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do observatório, o evento ocorreu exatamente às 19h09min (horário de Brasília). O meteoro também foi registrado por câmeras da Bramon em Campo Bom e em Santa Catarina.
Jung explica que a análise inicial revelou que o meteoro ingressou na atmosfera da Terra a uma altitude de 75,92 quilômetros, o percurso teve uma duração de 1,76 segundo e o bólido explodiu a uma altitude de 27,01 quilômetros sobre a cidade de Tramandaí. A análise também mostrou que, ao ingressar na atmosfera, ele tinha uma massa de 33 quilos e um diâmetro aproximado de uma bola de basquete.
— Possivelmente, 10% dessa massa pode ter resultado em meteoritos no solo. Este é o maior meteoro registrado no Estado neste ano. O último registrado com elevada magnitude ocorreu em 1º de outubro de 2020 — ressalta o professor.