O grupo japonês Nintendo anunciou nesta segunda-feira (1º) resultados excepcionais para o terceiro trimestre do ano fiscal graças à demanda sem precedentes de seu games e consoles, provocada pelos confinamentos para frear a pandemia de covid-19, que está estimulando o setor.
Enquanto as novas ondas de infecções acabam com as esperanças de recuperação de muitos setores da economia, o endurecimento das restrições contribui para prolongar o bom momento das empresas de jogos eletrônicos.
Neste contexto, a Nintendo voltou a aumentar as previsões para todo o ano graças aos bons resultados, em particular do console Switch e do jogo "Animal Crossing".
A empresa anunciou que as vendas globais do Switch para o período entre outubro e dezembro alcançaram o nível mais elevado desde o lançamento do produto, em março de 2017.
O lucro líquido atingiu 376,7 bilhões de ienes (US$ 3,6 bilhões), 91,8% a mais que no período abril-dezembro do ano anterior.
As vendas subiram 37,3%, a 1,4 trilhão de ienes, segundo a Nintendo.
O grupo, que elevou suas previsões anuais no trimestre passado, indicou que aumentará ainda mais suas perspectivas de lucro líquido, a 400 bilhões de ienes para o ano fiscal que termina em março, contra a estimativa anterior de 300 bilhões de ienes.
As vendas para todo o ano devem alcançar 1,6 trilhão de ienes, contra 1,4 trilhão da projeção de novembro.
– O rendimento da Nintendo foi forte, pois as vendas do console Switch continuam aumentando – afirmou Hideki Yasuda, analista do Instituto de Pesquisas Ace, com sede em Tóquio. – Embora não tenha lançado grandes títulos recentemente, as vendas de software também foram bem – declarou à AFP, antes de destacar que a empresa "parece ter percorrido a crucial temporada de Natal com estilo".
– A pandemia foi um fator chave, mas o forte rendimento atual ressalta a grande popularidade do Switch – disse Yasuda.
Desde que chegou às lojas há quase quatro anos, o console se tornou um grande sucesso de vendas em todo o planeta, graças a jogos inovadores e familiares que convenceram tanto a crítica como os jogadores.
Em 2019, a Nintendo lançou o Switch Lite, uma versão reduzida e mais barata do console.
Os investidores estão atentos agora aos sinais de uma possível nova versão do Switch porque as vendas podem começar a cair no próximo ano fiscal, segundo os analistas.
De modo geral, os novos consoles da Nintendo alcançam o pico de vendas no terceiro ano depois do lançamento e depois começam a registrar um redução.
Mas a empresa com sede em Kyoto espera que a demanda do Switch permaneça forte durante toda a temporada. Analistas afirmam que neste caso poderia romper a "maldição" do quarto ano.
A empresa rival Sony, que lançou o esperado PlayStation 5 no fim do ano passado, pretende anunciar os resultados do terceiro trimestre ainda nesta semana.
As ações da Nintendo subiram mais de 50% nos últimos 12 meses e antes da publicação dos resultados fecharam com alta de 3,40%, a 62.640 ienes.