Mesmo após rejeição e perda de muitos usuários devido à atualização dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade, o WhatsApp anunciou na quinta-feira (18) que prosseguirá com a medida. Para amenizar o repúdio à decisão polêmica, a empresa informou que apostará em uma comunicação mais clara, acessível e direta com seus usuários. Com uma série de conteúdos sobre o assunto, a empresa explica em detalhes quais as mudanças previstas e como elas devem impactar na rotina dos usuários.
De acordo com o WhatsApp, desde 15 de janeiro, quando a empresa informou que prorrogaria o prazo para que os usuários pudessem revisar e aceitar as novas atualizações, equipes da companhia estão analisando comentários e conversando virtualmente com usuários de vários países para saber quais são as preocupações em relação à nova política de privacidade.
Diante das dúvidas dos usuários, a rede social ressalta que a atualização não afeta, de forma alguma, a privacidade das mensagens enviadas e recebidas, e que as mudanças estão relacionadas aos recursos comerciais e opcionais do WhatsApp, ou seja, a conversas entre empresas e clientes, e fornecem mais transparência sobre como são coletados e utilizados os dados.
"Estamos desenvolvendo novas maneiras totalmente opcionais para você conversar com empresas e fazer compras no WhatsApp e reiteramos que suas conversas pessoais serão sempre protegidas com a criptografia de ponta a ponta e, por isso, não podemos ler nem ouvir seu conteúdo", diz um trecho do texto publicado no blog da empresa.
Entre as mudanças na comunicação, o WhatsApp afirma que irá incluir mais informações que possam ser lidas no aplicativo, facilitando a revisão dos termos e da política de privacidade, por exemplo, de maneira mais conveniente para os usuários. Sendo assim, nas próximas semanas, alguns dispositivos apresentarão um pequeno banner com um convite para que a pessoa possa verificar essas demandas novamente, com mais tempo.
Ao clicar na opção “toque para ler”, o usuário terá acesso a um resumo mais detalhado. Além disso, a empresa afirma que fornecerá mais informações sobre como trabalha com o Facebook.
Confira, abaixo, o que muda e o que não muda com a atualização do termo e da política, segundo o WhatsApp:
O que muda com a atualização
- O usuário poderá conversar com mais empresas no WhatsApp para resolver assuntos mais rapidamente do que por meio de uma ligação ou troca de e-mails. As conversas são opcionais.
- O usuário saberá mais detalhes sobre como são coletados, compartilhados e utilizados seus dados.
O que não deve mudar
- A privacidade e a segurança das conversas pessoais com amigos e familiares não mudará.
- O usuário decide se quer compartilhar seu número de telefone com empresas, e pode bloqueá-las a qualquer momento.
- A aceitação dos Termos de Serviço atualizados não ampliará a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados de usuários com sua empresa controladora, o Facebook.