A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou recentemente que a missão de exploração Perseverance chegou à metade da rota rumo a Marte, onde irá buscar por vestígios de vida. O foguete que conduz o robô explorador atingiu o meio da rota em 27 de outubro e tem sua chegada prevista para 18 de fevereiro do ano que vem.
Embora a nave tenha chegado à metade do trajeto não significa que esteja exatamente no ponto médio entre os dois planetas. Devido a inúmeras variáveis em viagens interplanetares, sendo uma das principais a força gravitacional exercida pelo Sol, a Perseverance segue uma trajetória curva, e não uma linha reta. Dessa forma, no momento do anúncio, ainda faltavam à expedição 235,4 milhões de quilômetros para aterrissar em Marte, mesmo que a distância entre os planetas em linha reta seja de 42,7 milhões de quilômetros.
— Às 13h40min, horário do Pacífico de hoje (27 de outubro), nossa espaçonave terá tantas milhas em seu espelho retrovisor metafórico quanto em seu para-brisa metafórico. Embora eu não ache que haverá bolo, especialmente porque a maioria de nós está trabalhando em casa, ainda é um marco muito bom. Próxima parada, cratera de Jezero — comemorou Julie Kangas, uma das navegadoras do foguete.
O lançamento da missão Perseverance ocorreu em 30 de julho deste ano, em Cabo Canaveral, no Estado da Flórida (Estados Unidos). A intenção é procurar por vestígios de vida no Planeta Vermelho, pois cientistas acreditam que houve em Marte condições climáticas parecidas às da Terra, o que possibilitaria a existência de rios e lagos, capazes de fornecer condições de vida.
Além dessa investigação, a Nasa tem um segundo objetivo, que é testar a possibilidade de explorar Marte por meio de um veículo semelhante a um drone. Dessa forma, o rover – uma espécie de jipe – que irá rodar pela região em busca de evidências terá acoplado o helicóptero Ingenuity. Caso seja possível fazer o equipamento sobrevoar próximo à superfície, mesmo com uma densidade atmosférica bastante diferente à da Terra, a agência espacial ganhará uma nova possibilidade para seguir com as explorações naquele planeta.
Veja como foi o lançamento em julho: