As inscrições para o Hackathon Nasa Space Apps Challenge estão abertas, mas fique atento: a oportunidade fica disponível até esta quinta-feira (1). O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de outubro. Neste ano, por causa da pandemia do coronavírus, o evento será realizado de forma totalmente online.
Maior hackathon do mundo, o Nasa Space Challenge é promovido pela incubadora da Nasa e tem o propósito de discutir soluções para questões globais apresentadas pela agência espacial americana. Este ano, o evento conta com o apoio da Canadian Space Agency (CSA), National Centre for Space Studies (CNES), Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) e European Space Agency (ESA).
Não há custo nenhum aos participantes do hackaton, a inscrição é gratuita, por meio da plataforma Sympla.
O Brasil brilhando no maior hackathon do mundo
Em 2019, dos seis desafios propostos pela Nasa, o Brasil foi campeão em duas categorias/desafios. Na categoria "Melhor Uso de Hardware: a solução que exemplifica o uso mais inovador de hardware", a equipe "Cafeína" de Salvador (BA), criou um sistema de coleta de resíduos de plásticos no oceano por meio de uma corrente eletrostática que atrai o lixo para um equipamento que seria instalado nos inúmeros navios que viajam pelos mares e oceanos.
Na categoria "Impacto Galáctico: a solução com maior potencial para melhorar a vida na Terra ou no universo", o projeto "Poseidon", desenvolvido pela equipe MASSA, de São Paulo, foi o vencedor. Inspirado nos derramamentos de óleo que afetaram o litoral do Nordeste brasileiro, o Poseidon é uma rede neural que detecta vazamentos de óleo, sendo que essa API pode ser usada em aplicativos de terceiros ou sistemas governamentais com o intuito de promover uma resposta mais rápida a desastres ambientais como esses.