Mais de 40 painéis e palestras, salas temáticas e música. Esta é a proposta do Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos, evento que irá debater temas como tecnologia, transformações na educação e inclusão nos dias 4 e 5 de dezembro, em ambiente virtual e totalmente gratuito. As inscrições serão limitadas e estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (29), no site da iniciativa.
Ao todo, entre palestrantes e outros convidados, mais de cem pensadores da atualidade devem fazer parte do encontro. Entre eles, estão a filósofa Djamila Ribeiro, a cientista política e deputada federal Tábata Amaral e o âncora da série Brain Games, Jason Silva (veja abaixo outros nomes já confirmados para a programação, que será lançada oficialmente nos próximos dias). Há expectativa para a participação do rapper Emicida, que deve ser confirmado no time de debatedores ainda esta semana.
Inspirado em festivais disruptivos das principais cidades do mundo, o POA2020 vai colocar em pauta temas como Educação em Transformação, Tecnologia e Saúde, Pensamento Criativo e Redes de Cocriação, Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho, Renascimento do Humanismo e Cidades Inteligentes.
Idealizado pelo coletivo Poa Inquieta, o festival será realizado pelo Pacto Alegre – iniciativa que procura estimular a inovação e a cidadania na Capital.
— O evento nasce a partir da oportunidade de refletir sobre o futuro exponencial na perspectiva da inclusão e da sustentabilidade. Queremos debater profundamente com milhares de pessoas a produção de sentido nas transformações que vivemos e que viveremos daqui para frente — explica Cesar Paz, gestor da curadoria do festival, ao lado de Carlo Franzato.
Também fazem parte da curadoria do evento o médico Gabriel Dalla Costa (HCOR de São Paulo), Cristina Bonorino (UFCSPA e colunista de GZH), Eduardo Pellanda (PUCRS), Luciana Bazanella (White Rabbit) e Cláudia Costin (World Bank Group). Um festival musical ocorrerá em paralelo aos debates e tem como curador o músico Frank Jorge.
A correalização do evento é da Aliança para Inovação, prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado. O patrocínio é do Sebrae, SulGás, Randon, Zaffari, Unimed, Warren, Motormac e o financiamento Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
Veja nomes já confirmados para o festival:
- Ailton Krenak: líder indígena ambientalista e escritor. Foi agraciado em 2020 com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do ano, concedido pela União Brasileira de Escritores.
- Cláudia Costin: professora universitária e gestora pública, foi ministra da Administração e da reforma no governo Fernando Henrique Cardoso.
- Djamila Ribeiro: filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. Conhecida no país por seu ativismo na internet, é colunista do jornal Folha de S. Paulo.
- Jason Silva: roteirista, filósofo e futurista, Silva é venezuelano-americano. Ficou conhecido como âncora da série nominada para o Emmy, BrainGames, exibida pelo National Geographic Channel).
- Richard Florida - Teórico norte-americano do Urbanismo, escritor especializado em teoria social e econômica.
- Tábata Amaral: cientista política, astrofísica, congressista e ativista pela educação brasileira. Filiada ao PDT, é deputada federal por São Paulo, tendo sido a sexta candidata mais votada no Estado, com 264.450 votos, nas eleições de 2018.