Uma brincadeira de uma usuária do aplicativo de vídeos TikTok se tornou fonte de teorias de conspiração na internet. Tudo começou um mês atrás. Samantha Reneé, uma jovem de 19 anos moradora de Chicago, nos Estados Unidos, postou um vídeo onde aparecia sob um filtro azulado e ouvindo uma música eletrônica, com as mensagens: "Se isto está em sua página, parabéns, você foi escolhido. Lembre-se de que 27 de agosto é importante".
Em poucas semanas, a publicação teve mais de 6,3 milhões de visualizações e foi compartilhada 52 mil vezes. Usuários mergulharam na dúvida: o que, afinal, vai acontecer em 27 de agosto de 2020?
O assunto logo se desgarrou do aplicativo e foi parar em outros serviços, como o Twitter. Nas últimas semanas, o mistério foi um dos assuntos do momento por diversas vezes. Isso criou dúvidas entre os usuários e despertou várias teses.
Alguns sites passaram a prever eventos apocalípticos — o que, convenhamos, não seria grande surpresa para um 2020 que já teve pandemia, incêndios gigantescos na Amazônia e nuvens de gafanhotos esfomeados — ou movimentos astronômicos, como a descoberta de novos planetas e galáxias.
No entanto, a própria usuária tratou de desmanchar as teorias catastróficas. Em outra publicação, admitiu que tudo não passava de uma brincadeira. Disse que criou um vídeo aleatório para tentar viralizar e ficou surpresa com a proporção que tomou. "O fato de as pessoas acreditarem que eu sei o que acontecerá neste mês é ridículo", disparou.
Mas a dúvida persiste: estará Samantha escondendo alguma coisa?
Em 3 de agosto, Donald Trump anunciou que o TikTok tem data para ser banido dos EUA, caso não seja vendido a uma empresa do país. Segundo o presidente americano, de 15 de setembro o TikTok não passa. Segundo ele, o app enviaria informações sobre os EUA para o governo chinês.