O YouTube anunciou nesta terça-feira (28) que divulgará "pôsteres informativos" relacionados à negação de rumores e outras informações duvidosas. A iniciativa ocorre no momento em que a crise do coronavírus dá origem a inúmeras teorias da conspiração e remédios falsos na internet.
Esses pôsteres, que já aparecem na Índia e no Brasil desde o ano passado, agora serão distribuídos nos Estados Unidos, anunciou a plataforma de vídeos do Google em comunicado divulgado nesta terça-feira.
Segundo a empresa, a pandemia da covid-19 "reafirmou a importância de espectadores receberem informações precisas", especialmente à medida que mais usuários da internet se informam por meio deste canal online.
Os vídeos de checagem de fatos aparecerão no caso de uma investigação sobre um assunto que foi desmentido por parte de meios de comunicação afiliados à International Fact Verification Network (IFCN), a organização que é uma referência no assunto.
O YouTube já tornou efetiva em março uma seção de informações sobre a crise da saúde para promover conteúdo autorizado. O Google também anunciou recentemente uma doação de US$ 1 milhão para a IFCN.