Na noite de sexta-feira (21), algumas pessoas avistaram pontos luminosos no céu de determinadas cidades do Sul do Brasil — inclusive do Rio Grande do Sul, em municípios como Ibirubá, Piratini, Nova Bassano e Cachoeira do Sul. Nas redes sociais, diversos usuários escreveram sobre o assunto, surpresos com o fenômeno.
No entanto, não é a primeira vez que isso acontece — em dezembro de 2019, as luzes foram vistas em diversas cidades do Estado —, e, de acordo com o diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Renato Cássio Poltronieri, também não será a última. Os pontos vistos são o brilho de satélites da constelação Starlink, enviados pela empresa SpaceX.
— Vai acontecer muitas vezes ainda. Quando lançam uma nova trilha (de satélites) e eles estão se posicionando, eles aparecem — explica.
A quinta missão da SpaceX, com dezenas de satélites, foi lançada na quinta-feira (17), na Flórida. O envio faz parte de um projeto que prevê distribuição de sinal de internet de forma gratuita em todo o mundo. Poltronieri esclarece que, enquanto eles estão em órbita baixa, é possível enxergá-los a olho nu:
— Conforme eles passam, a luz solar bate nas antenas e causa aquele brilho. O Rio Grande do Sul está em uma latitude mais baixa, o que proporciona melhor visualização em sua trajetória.
Luciana Arabites, moradora de Ibirubá, os viu por volta das 20h50min. Segundo ela, as fileiras de luzes se deslocavam em uma velocidade não muito rápida e, quando chegavam em determinado ponto, simplesmente sumiam.
— Estavam se deslocando em linha reta. Como não sabíamos o que era, ficamos surpresos. Decidi postar a foto para ver se mais alguém tinha avistado — conta.
Nos comentários da publicação de Luciana, outros usuários afirmaram ter visto os pontos de luz.
Uma gravação de Alfredo Dal'Ava Junior — do projeto RMS, da Bramon — flagrou quando uma "turma" de satélites pôde ser vista em São Paulo, na madrugada deste sábado (22). É possível vê-los a partir de um minuto de vídeo: