Um piloto americano morreu no último sábado (22) após um lançamento malsucedido de seu foguete caseiro, nas proximidades da cidade de Barlow, na Califórnia. "Mad" Mike Hughes tinha 64 anos e, segundo informações do site Space.com, e realizou o projeto para um programa de TV chamado Homemade Astronauts ("astronautas caseiros", em tradução livre), da emissora Science Channel. O foguete de Hughes foi construído por ele e seu parceiro, Waldo Stakes, com US$ 18 mil.
Conforme a publicação, a intenção de Hughes era alcançar uma altitude de 1,5 mil metros. Em vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver um paraquedas se soltando do foguete segundos após a decolagem — aparentemente, cedo demais. A nave muda imediatamente de rumo e cai algumas centenas de metros adiante. O Departamento de Polícia de San Bernardino foi chamado para atender à ocorrência às 14h locais do sábado.
A emissora Science Channel, que pertence ao grupo Discovery Channel, lamentou em comunicado a morte de Hughes. "Nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos durante este momento difícil", disse a emissora em nota. "Sempre foi o sonho dele fazer esse lançamento, e nós estávamos lá para fazer a crônica de sua jornada".
Terraplanista?
Hughes era conhecido por suas declarações polêmicas, em especial, por defender a teoria de que a Terra é plana. Ele alegava que um dos objetivos para o lançamento do foguete era para provar que o planeta não é redondo, mas sim tem a "forma de um disco voador".
Contudo, seu assessor, Darren Shuster, afirmou ao jornal Los Angeles Times que isso era apenas uma estratégia de marketing para chamar atenção.
— Eu não acho que ele acreditava (que a Terra é plana) — disse à publicação.
— Ele defendia algumas teorias da conspiração sobre o governo. Mas não confunda isso com Terra plana. Foi uma ação de relações públicas que bolamos — completou.