Apesar de o horário de verão ter sido extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, foram frequentes nas redes sociais os relatos de usuários de aparelhos com sistema operacional Android que tiveram o relógio do celular automaticamente alterado na virada deste sábado (15) para domingo (16).
Em outubro, quando os aparelhos adiantaram o horário equivocadamente, o Google Brasil se manifestou em seu blog oficial sobre a possibilidade de alteração automática. "Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", informou a empresa.
Na ocasião, o Google recomendou que os usuários mantivessem as configurações manuais de data e hora do celular até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão. Durante a madrugada e o início da manhã deste domingo, a confusão foi relatada diversas vezes nas redes sociais.
Passo a passo para alterar o horário
- Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”. Depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”).
- Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.