Apesar de o horário de verão ter sido extinto este ano pelo presidente Jair Bolsonaro, centenas de pessoas afirmaram nas redes sociais na madrugada deste domingo (20) que os relógios de seus celulares adiantaram uma hora automaticamente. Até o momento, a confusão afeta usuários de Android.
A situação já era prevista por empresas como a Motorola, que fez um alerta durante a semana pedindo atenção ao horário dos celulares entre os dias 19 e 20 de outubro, datas em que tradicionalmente o horário era adiantado em uma hora.
De acordo com a empresa, isso pode ter acontecido em aparelhos que não estavam conectados à rede das operadoras; produtos conectados apenas no wi-fi, sem acesso à rede da operadora; e aparelhos desligados e religados somente após a virada de sábado para domingo.
O Google também divulgou uma nota explicando o impacto da medida do governo no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), usado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir sempre a hora certa.
"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", explicou o Google.
A empresa informou ainda que existe a possibilidade de a alteração automática acontecer no dia 3 de novembro nos aparelhos não impactados neste domingo, pois a data do início do horário de verão mudou em 2018.
Até o momento, o Google contabiliza mais de 20 mil pesquisas com o termo "hora certa Brasília". No Twitter, a confusão era um dos assuntos mais comentados na madrugada e na manhã deste domingo. Em tom descontraído, alguns proprietários de celulares cujos relógios adiantaram associaram o fato a uma oposição ao governo Bolsonaro.
"Mano, pensei que tinha viajado no tempo. Mas aí lembrei que meu celular é petista", escreveu um deles. "Meu celular atualizando a hora é a militância de hoje", disse outro.
Alguns usuários também relataram incômodos causados pela mudança errada no horário:
Gaúchos reclamam do fim do Horário de Verão
— Eu quero meu horário de verão de volta! — disse, entre gracejando e falando muito sério, a estudante de Administração Isabela Duarte, 26 anos.
Isabela despertou depois do que previa: seu celular, como o de muitos outros usuários de Android, adiantou o relógio digital em uma hora, apesar de a mudança, até então prevista rotineiramente no Brasil, não ter sido oficialmente instituída neste ano.
— Acordei toda perdida. Até fiquei feliz pensando que teria o horário alterado, mas aí lembrei que acabaram com essa alegria — lamenta ela.
O nutricionista Paulo Alves está na mesma turma de Isabela. Ele afirmou ter ficado triste porque "até isso nos foi tirado".
— Essa era a única vantagem do verão para quem está na cidade. Nessa época quente, pelo menos a gente conseguia sentir como se estivesse saindo mais cedo e aproveitava um pouco do dia quando saía do trabalho. Agora, nem isso vamos ter.
Mas teve também quem não se importasse com a mudança. Para a aposentada Ester Lopes, o único problema foi a confusão causada pela "falta de diálogo" entre o horário oficial e o relógio do celular.
— Eu não sabia se dormia mais ou se corria para acordar todo mundo lá em casa — diverte-se ela.
Horário de Verão
O horário de verão foi extinto após 34 anos de vigência no Brasil. Na cerimônia em que assinou a extinção, o presidente afirmou que estudos do Ministério de Minas e Energia mostraram que não existe economia com a mudança dos relógios.
Bolsonaro afirmou ainda que a alteração afetava o relógio biológico da população e isso é prejudicial ao trabalhador.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país no no fim de 1931, com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Ele foi aplicado sem interrupção nos últimos últimos 35 anos.
Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.
Como fazer as alterações
- Entre no menu Configurações e procure o item chamado "Sistema", depois, escolha "Data e Hora" ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu "Sistema").
- Desative as opções "Data e hora automáticas" e "Fuso horário automático".
As configuração dos aparelhos ficam mantidas até 16 de fevereiro, quando o horário de verão chegaria ao fim.