Parece ficção e não é por menos. A julgar pelo protótipo Maveric, apresentado no Singapore Air Show 2020 pela europeia Airbus, a próxima geração de aeronaves terá design parecido com os aviões de filmes futuristas. A proposta é de um avião que substitui o tradicional tubo com asas pela fuselagem integrada. Ou seja, uma aeronave sem janelas e cujo corpo é ele mesmo uma gigantesca asa. Como na saga Star Wars.
A promessa é de que o Maveric (sigla para Model Aircraft for Validation and Experimentation of Robust Innovative Controls - Modelo de Aeronave para Validação e Experimentação de Controles Robustos e Inovadores) reduza em até 20% o consumo de combustível e melhore a experiência do passageiro graças ao layout com cabines espaçosas.
— Entendemos que a sociedade espera mais de nós em termos de melhoria do desempenho ambiental de nossas aeronaves — disse Adrien Bérad, co-diretor do projeto. — Estamos ansiosos para levar a tecnologia ao limite.
O design inovador foge completamente dos modelos tradicionais de aeronaves e é chamado pela própria fabricante de radical, ao ponto de alguns engenheiros não terem em princípio acreditado no potencial da inovação.
— Inicialmente, muitos rejeitaram o projeto — disse Bérad.
O projeto era visto como um hobby, uma proposta que a Airbus não levaria muito longe.
— Tivemos que provar que estavam errados, mostrando que poderíamos fornecer uma base muito sólida para futuras configurações de aeronaves — completa.
A equipe do projeto Maveric, formada por 10 pessoas, trabalhou o conceito durante três anos e a proposta passou de um esboço para um modelo 3D gerado por computador e, depois, para um demonstrador de aeronave.
Em junho de 2019, o protótipo subiu aos céus pela primeira vez. Com dois metros de comprimento e três metros de largura, o Maveric é um demonstrador de aeronaves de controle remoto e em pequena escala.
O desenvolvimento de modelos como esse permite à Airbus acelerar o entendimento de novas configurações de aeronaves e amadurecer a tecnologia necessária para pilotar uma aeronave radicalmente diferente.
Por isso, a precisão na construção de aviões também foi utilizada na montagem do demonstrador. Foram realizados testes em túneis de vento para verificar a aerodinâmica, houve avaliação da dinâmica de baixa velocidade e paralisação.
Novos testes vão analisar aspectos como as qualidades de manuseio, controle de voo, superfície de controle e modularidade.
Além de mais espaço, em relação ao conforto dos passageiros há a expectativa de proporcionar redução dos ruídos, por causa do motor "blindado" montado acima do corpo central.
No primeiro semestre de 2020, o Maveric fará voos de demonstração ao redor do mundo, em uma jornada de avaliação da aceitação do público.