A maior chuva de meteoros deste ano, chamada de "Geminids" estará mais visível na Terra entre a madrugada de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14). A projeção é do projeto EXOSS, uma organização sem fins lucrativos, que monitora a atividade de meteoros no Brasil.
A entidade destaca que a Geminids será mais intensa no hemisfério norte, no entanto, será possível ver o fenômeno em todo o Brasil, onde o tempo estiver bom. Contudo, a luminosidade da lua interfere na observação. A dica para quem quiser ver a chuva de meteoros é ir para um lugar bem escuro e aguardar (confira mais orientações abaixo).
O fenômeno está associado ao "objeto misterioso" 3200 Phaethon, que pode ter sofrido uma colisão com outro objeto no passado para produzir o fluxo de partículas pelo qual a Terra passa por dentro, ou então ser um cometa adormecido criando a chuva de meteoros. Esse objeto orbita o sol a cada 1,4 anos.
A chuva de meteoros Geminids é considerada "um dos melhores chuveiros periódicos", que ocorre todos os anos, com meteoros brilhantes que podem ser vistos à noite no céu.
Como observar a chuva de meteoros?
A melhor forma de observar o fenômeno é olhar para o céu durante a madrugada, até o amanhecer.
- Os meteoros parecem surgir de um mesmo ponto do céu (conhecido como radiante) com curtas ou longas trajetórias;
- É muito importante conhecer sua posição, de início você precisa direcionar-se ao leste;
- Elevando seu olhar você encontrará logo acima uma estrela brilhante chamada Sirius, da constelação Cão Maior;
- Procure as famosas três Marias (da esquerda para direita), Mintaka, Alnilam e Alnitak, da constelação Órion;
- A partir das três Marias olhe próximo ao horizonte nas estrelas Castor e Pollux da constelação Gêmeos. O radiante está localizando ao lado da estrela Castor.
O projeto EXOSS divulga dicas de como observar chuvas de meteoros neste vídeo: