Nesta segunda-feira (18), os clientes com linhas telefônicas pré-pagas que não fizeram o devido recadastramento, após receberem notificação das prestadoras, terão o serviço bloqueado. A medida vale para 17 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul, e faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que prevê a atualização de dados cadastrais dos titulares de serviço de telefonia pré-paga.
Esta é a terceira e última fase do recadastramento — que atingirá Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. A primeira ocorreu entre 24 de abril e 31 de agosto de 2019, e a segunda, de 1º de agosto a 15 de outubro.
Como saber se o cadastro está atualizado
Os titulares de linhas pré-pagas serão acionados pelas operadoras, caso tenham pendências em seus cadastros, por meio de canais como mensagem de texto, chamada de voz, ligações ou pop-ups nas telas.
Como atualizar o cadastro
Clientes que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão proceder ao recadastramento dos dados por meio dos canais de atendimento disponibilizados pelas prestadoras, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, os usuários devem informar o nome completo e o endereço com CEP. No caso de pessoa física, é necessário comunicar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ.
Centrais de atendimento
- Claro: 1052 - mais informações neste site
- Tim: 1056 - mais informações neste site
- Vivo: 1058 - mais informações neste site
- Oi: 1057 - mais informações neste site
- Algar: 1055 - mais informações neste site
- Sercomtel: 1051 - mais informações neste site