A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, maior evento de divulgação científica do país, começa na segunda-feira (21) com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o evento, que ocorre até o dia 27 deste mês, terá milhares de atividades realizadas por todo o país.
De acordo com a pasta, o tema deste ano vai debater o potencial para o uso sustentável da biodiversidade. “Fomentar o trabalho consciente e social da ciência e tecnologia vai ampliar o alcance do conhecimento do público sobre recursos naturais e sua preservação, além de divulgar o trabalho de pesquisadores e instituições ligadas aos tema”, informa o ministério.
Em Porto Alegre, haverá dois eventos na terça-feira (22). No Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Restinga, será possível conferir, a partir das 9h, uma palestra sobre bioeconomia, economia verde e sustentabilidade nas relações econômicas.
Já no IFRS Campus Porto Alegre, a Feira de Produtos Lixo Zero reunirá 16 startups que desenvolvem produtos, processos e serviços sustentáveis. Além de exposição e venda, as empresas apresentarão seus processos, engajamento e perspectivas de futuro para a Bioeconomia. O evento começa às 14h. Não é necessário fazer inscrição para nenhuma das atividades.
No Rio Grande do Sul, são 380 atividades distribuídas entre 42 municípios. Para saber se sua cidade tem algo agendado, basta acessar este site e fazer a pesquisa.