Pouco tempo depois de apreciar um eclipse solar parcial, os gaúchos poderão aproveitar mais dois fenômenos astronômicos. O primeiro, uma ocultação de Saturno pela Lua quase cheia, ocorrerá na madrugada da próxima terça-feira (16), entre 5h e 6h.
Segundo o físico e astrônomo do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luiz Augusto L. da Silva, o evento poderá ser acompanhado por boa parte da América Latina, desde o extremo norte do Brasil até o sul de Buenos Aires. No Rio Grande do Sul, será possível observar de todos os municípios.
Como ocorre o fenômeno
Com a rotação da Terra, a Lua se desloca pelo céu, ocultando algumas estrelas pelo caminho. Entretanto, é raro que uma estrela mais brilhante ou um planeta sejam ocultados, e é justamente isso que vai acontecer na terça-feira.
— Saturno desaparecerá na borda escura da Lua, reaparecendo algum tempo depois na borda brilhante. Na hora da ocultação, estará visível para o lado oeste do céu — explica o astrônomo.
Para melhor observação, é recomendado que se utilize um binóculo ou um telescópio pequeno, já que o brilho da lua será intendo.
O outro fenômeno marcado para o mês de julho, um eclipse lunar parcial, poderá ser acompanhado pouco tempo após a ocultação de Saturno, com apenas 12 horas de diferença.