Entrou em vigor, nesta quarta-feira (24), uma nova política para restrição de venda e limitação de alcance de conteúdo relacionado a álcool, tabaco e cigarros eletrônicos no Facebook e Instagram. A novidade foi anunciada pela porta-voz da companhia — as duas pertencem a Mark Zuckerberg — em entrevista ao canal de televisão norte-americano CNN.
As marcas que postarem conteúdo relacionado à venda ou transferência desses produtos precisarão restringir a publicação a pessoas com 18 anos ou mais. A política será aplicada também a qualquer grupo do Facebook criado com o objetivo de promover o comércio destes itens. A porta-voz da empresa de Zuckerberg reforçou que serão removidos grupos que não se adaptarem às novas regras e não fizerem as mudanças necessárias.
A decisão é estimulada pelo crescimento do consumo de produtos de tabaco, especialmente cigarro eletrônico, por adolescentes nos Estados Unidos.
Embora as políticas da empresa já proíbam a venda de tabaco e álcool no Facebook Marketplace (espaço de comércio da plataforma), ele está ampliando sua proibição para os conteúdos que não são patrocinados. A empresa "usará uma combinação de tecnologia, revisão humana e relatórios de nossa comunidade para encontrar e remover qualquer conteúdo que viole essas políticas", disse a porta-voz ao canal norte-americano.
Porém, os usuários —inclusive os menores de idade — ainda poderão postar outros conteúdos relacionados a produtos de tabaco e cigarros eletrônicos. Os influenciadores digitais pagos para promover mercadorias contendo nicotina também poderão fazer suas publicações sem restrição de idade.