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O Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), associação que reúne companhias de mídia e de tecnologia como Google e Facebook, decidiu se retirar do Conselho Executivo de Normas-Padrão (Cenp), órgão que define regras comerciais para o mercado publicitário no Brasil. A atitude foi tomada menos de 10 dias depois que o Cenp publicou resolução que identifica como veículos de divulgação ou comunicação empresas de tecnologia. As informações são do jornal O Globo.
Com a decisão, que já está em vigor, as gigantes da internet teriam de estabelecer uma tabela de preços, com base nas normas do conselho, para o mercado publicitário brasileiro, como já fazem os outros setores de mídia. A ação tem como objetivo dar mais transparência aos preços cobrados.
A presidente do IAB, Ana Moisés, declarou em uma carta enviada ao Cenp que optou por deixar a entidade por não ter "direito a voto nas decisões do Conselho, inclusive em resoluções que podem ter impacto material no setor digital, nosso papel de defesa do setor, nessa associação, é inexistente".
Caio Barsotti, presidente do Cenp, por sua vez, afirmou ao Globo que as "últimas decisões do Conselho Superior foram discutidas por longos meses sempre com a participação ativa do IAB, na mais ampla e leal apresentação dos fatos a serem discutidos" e que isso pode ser conferido nas atas dos encontros. Além disso, reforçou que o IAB tem cadeira no conselho superior do Cenp.
Em nota enviada ao jornal, o Google ressaltou que é uma empresa de tecnologia e que apoia a liberdade de expressão comercial. A companhia reforçou ainda que se coloca aberta para contribuir "em qualquer discussão sobre a diversidade e a importância das empresas que atuam no ambiente digital. Estamos comprometidos a trabalhar em prol do ecossistema digital, apoiando incondicionalmente a liberdade de expressão comercial".
Segundo o periódico, foi tentado contato com o Facebook, mas a empresa informou que não comentaria o caso.