Ainda vai levar um tempo até que os primeiros humanos tenham a chance de pisar em Marte, mas uma parte sua pode chegar lá já no próximo ano. A Nasa está dando ao público a oportunidade de enviar seus nomes – gravados em chips – ao planeta vermelho com o Mars 2020, que representa parte da primeira viagem de ida e volta da humanidade para outro planeta. A espaçonave está programada para decolar em julho de 2020 e deve pousar em solo marciano em fevereiro de 2021.
A oportunidade de enviar seu nome para Marte faz parte de uma campanha de engajamento público para destacar missões da agência espacial. Para participar, é preciso acessar o site Mars 2020 Pass e preencher o formulário com suas informações (nome, país e e-mail). Depois disso, é possível baixar uma imagem oficial confirmando que seu nome foi incluído na missão. O envio pode ser feito até 30 de setembro. Não há custo.
O objetivo do lançamento é enviar uma exploração planetária, espécie de robô que pesa uma tonelada, para procurar por sinais da vida microbiana do passado, caracterizar o clima e a geologia do planeta, coletar amostras e abrir caminho para a exploração humana de Marte.
