Quem colocou algum anúncio em sites de vendas como OLX, WebMotors e ZapImóveis pode estar exposto a um novo golpe de clonagem de conta do WhatsApp. O alerta foi emitido pela empresa Kaspersky Lab, especializada em proteção antivírus e produção de softwares de segurança de internet, que afirmou ter identificado um aumento nos relatos das vítimas que tiveram suas contas no aplicativo roubadas.
De acordo com a nota emitida pela empresa, o golpe é feito a partir de um esquema simples, em que os hackers monitoram as plataformas de venda atrás de informações das pessoas que criaram os anúncios. Com os dados na mão — como o número de telefone —, os criminosos entram em contato com a vítima fazendo-se passar por representantes da plataforma de vendas, alegando algum problema com o anúncio.
Em seguida, pedem para que lhes seja enviada uma mensagem com um código recebido no telefone do anunciante no momento em que tentam utilizar o número em outro aparelho. A partir disso, a conta é clonada e o fraudador tem acesso livre às conversas da vítima, usando-a para entrar em contato com parentes e amigos e solicitar depósitos em contas.
Na última semana, o WhatsApp anunciou novas medidas de segurança para proteger seus usuários. Quando alguém tenta utilizar o aplicativo com o número de celular de outra pessoa, um código de verificação é enviado ao dono do telefone. Como medida de segurança, a mensagem, composta por seis dígitos de verificação, conta, agora, com um alerta, pedindo para que o código não seja compartilhado com ninguém.
O alerta tem como objetivo chamar a atenção do usuário para a segurança daquela informação. Até o momento, a mudança foi implementada apenas para usuários do Android, mas deve chegar em breve ao sistema iOS.
Como se proteger
Uma forma eficiente de evitar esse tipo de ataque é utilizando a verificação em duas etapas, funcionalidade opcional disponível no aplicativo e que oferece mais segurança à conta.
Ao ativar o recurso, qualquer tentativa de verificação do seu número utilizado no WhatsApp terá de acompanhar um código de seis dígitos criado por você. Abaixo, veja como ativar a verificação de duas etapas em quatro passos:
1 - Vá até configurações e clique em "conta"
2 - Pressione o botão "Confirmação em duas etapas"
3 - Clique em "ativar"
4 - Escolha uma senha
5 - Decore a senha
Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.