Carnaval é sinônimo de aglomeração de pessoas e agitação, o que facilita que muitos celulares sejam roubados ou até mesmo perdidos entre um bloquinho e outro. E como é de se esperar, quando isso ocorre, surge a preocupação de ter a vida exposta, já que os smartphones carregam milhares de informações pessoais. Para evitar este tipo de situação, o WhatsApp disponibiliza uma função que possibilita que a conta seja desativada em casos de perda ou roubo.
Caso aconteça, o jeito mais simples de manter as mensagens privadas apenas para você seria cadastrar o aplicativo em um novo celular utilizando o número antigo, já que o WhatsApp só pode permanecer ativo com um número de telefone em um aparelho de cada vez. Mas esta solução nem sempre é acessível a todos, considerando o fato de que seria preciso ter outro aparelho à disposição.
O WhatsApp oferece uma função que pode auxiliar os usuários. O processo deve ser feito depois do contato com a operadora para solicitar o bloqueio do chip. Abaixo, veja qual é o passo a passo para que a pessoa que estiver com o seu aparelho seja impedida de visualizar suas mensagens:
- O primeiro passo a ser seguido é o bloqueio do chip. A recomendação é que se ligue para a operadora de celular o quanto antes. Dessa forma, não será possível verificar a conta no telefone, já que esse processo requer o recebimento de SMS ou ligações.
- Depois disso, envie para o e-mail support@whatsapp.com uma mensagem com a seguinte frase no corpo do e-mail e no campo "assunto": "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta".
- Em seguida, também no corpo do e-mail, inclua o seu número seguindo o padrão internacional (veja abaixo como fazer).
Como deixar o número de celular no padrão internacional: comece inserindo o sinal de mais (+), depois o código do país (no Brasil, é 55). Em seguida, o número de telefone completo (código de área + número). Ex: +555199999999.
O que acontece após a conta ser desativada?
Depois de ser desativada, a conta só é completamente apagada após 30 dias. Neste período, o perfil ainda ficará disponível para os contatos, que poderão mandar mensagens para o usuário.
Caso a conta seja reativada em outro aparelho antes de ser definitivamente apagada, as mensagens pendentes serão recebidas no novo celular e o usuário permanecerá nas conversas de grupos dos quais fazia parte.