Após apresentarem instabilidade durante a quarta-feira (13) e a madrugada de quinta-feira (14), Facebook, Instagram e WhatsApp – todos geridos pela mesma empresa, o próprio Facebook – voltaram ao normal. Os problemas foram relatados em diversos países.
Pelo Twitter, em um post publicado na tarde de quarta, a empresa chegou a informar que estava trabalhando para resolver o problema, mas garantiu que a falha não estava relacionada com um ciberataque do tipo "DDoS", como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço, que sobrecarregam os servidores com uma alta demanda de conexões.
Os usuários das redes com instabilidade utilizaram o Twitter para indicar os principais problemas que estavam enfrentando. Entre eles, a dificuldade para postar stories e mandar mensagens diretas no Instagram, a impossibilidade de enviar imagens, figuras e vídeos no WhatsApp e a incapacidade de acessar o Facebook. As hashtags #FacebookDown, #instagramdown e #WhatsApp chegaram a entrar no trending topics do Brasil e do mundo.
De acordo com o site DownDetector, a incidência de reclamações por parte dos usuários começou a diminuir por volta das 2h de quinta-feira (14). Após resolver o problema, a empresa não voltou a se manifestar em sua conta oficial do Twitter. Entretanto, durante a madrugada, o perfil oficial do Instagram na rede social fez uma publicação informando que o serviço havia voltado.
Em outras ocasiões, o Facebook, com 2,3 bilhões de usuários ativos, registrou uma falha notável em novembro, atribuída a um "problema do servidor", e uma em setembro, atribuída a "problemas de rede".