Nesta segunda-feira (25), começou a Mobile World Congress (MWC) 2019, em Barcelona, na Espanha, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que vai até a próxima quinta-feira (28). No evento, grandes marcas apresentam ao público as novidades relacionadas ao mundo dos smartphones e vestíveis - dispositivos inteligentes que o usuário precisa vestir, como os óculos de realidade aumentada, por exemplo. Os celulares com tela dobrável foram o destaque do primeiro dia de congresso. Abaixo, confira outras novidades presentes na feira.
Mate X, da Huawei
O dispositivo inaugura a linha dobrável da companhia chinesa e apresenta o conceito de smartphone que vira tablet - com display de 8 polegadas e resolução de 2480 x 2200 pixels. No modo dobrado, o aparelho tem tela de 6,6 polegadas, com 2480 x 1148 pixels de resolução. Outro destaque é o fato de que o smartphone fica com uma tela principal e outra secundária, na parte de trás - que é onde fica localizada a câmera. No site, a Huawei não especifica as atribuições da câmera, apenas afirma que as lentes são Leica. O dispositivo chega no mercado com o chip 5G e um carregador SuperCharge que, segundo a empresa, carrega 85% da bateria do celular em 30 minutos. Além disso, conta com 8 GB RAM, 512 GB de memória.
V50 ThinQ, da LG
Diferente da tela dobrável que algumas empresas de smartphones estão apresentando, a LG surgiu com um recurso mais curioso. O celular tem uma tela original de 6,4 polegadas e 3120×1440 pixels. Porém, para dar conta da sede dos usuários por telas maiores, a companhia criou um acessório, uma espécie de capinha que, quando acoplada ao celular, funciona como um segundo display. Essa segunda tela móvel tem 6,2 polegadas e resolução de 2160×1080 pixels. O processador do smartphone é um Snapdragon 855, com 6 GB de RAM, tem 128 GB de armazenamento interno e uma bateria de 4.000 mAh. Já as câmeras traseiras são de 16 MP, 12 MP e 12 MP e as frontais de 8 MP e 5 MP.
Xiaomi Mi 9
A tríade de aparelhos produzidos pela chinesa Xiaomi chegou prometendo abalar o mercado de celulares. O Mi 9 Explore e o Mi 9 convencional chegam com displays de 6,3 e 6,9 polegadas, processador octa-core Snapdragnon 855 e versões de 6 GB ou 8 GB de RAM com bateria de 3.300 mAh. Já a versão SE, tem a tela um pouco menor de 5,9 polegadas, traz um processador Snapdragon 712 e bateria de 3.070 mAh. O ponto alto da linha são as câmeras: são triplas. Explore e convencional vêm com 48 MP, 16 MP e 12 MP, enquanto o SE traz um conjunto de 48 MP, de 13 MP e de 8 MP. E a câmera frontal, para todos os modelos, é de 20 MP.
HoloLens 2, da Microsoft
Esse é um projeto de realidade aumentada da Microsoft que proporciona ao usuário do dispositivo um alto grau de imersão nos hologramas e de interação com os objetos virtuais. Os óculos têm resolução de 2K, câmera de 8 MP e apresentam autonomia de duas a três horas de uso. Além disso, o dispositivo traz microfones de cinco canais, alto-falantes embutidos e sensores que captam os movimentos das mãos e dos olhos.
5G no mundo
A edição global de 2019 dos relatórios de economia móvel da GSMA – órgão comercial que representa as operadoras de redes móveis em todo o mundo – revelou nesta segunda-feira (25) que os 16 principais mercados em todo o mundo vão ligar redes comerciais 5G este ano. Isso, por sua vez, fará com que, até 2025, a 5G corresponda a 15% das conexões globais. O levantamento mostrou ainda que as operadoras estão investindo, atualmente, cerca de U$ 160 bilhões por ano na expansão e atualização de suas redes. Por outro lado, o estudo também aponta que o 4G, que ainda se consolida no Brasil, continuará a ter um forte crescimento durante este período, respondendo por quase 60 % das conexões mundiais até 2025.