A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira (20) um pré-cadastro online — semelhante ao check-in das companhias aéreas — para turistas argentinos. O objetivo é agilizar o processo de entrada no País.
O sistema foi implementado inicialmente em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, mas pode ser expandido para outras cidades brasileiras em 2019. A cidade gaúcha concentra 18% do controle migratório dos argentinos no Brasil.
Durante o verão, até 15 mil argentinos por dia cruzam a fronteira rumo às praias gaúchas e de Santa Catarina. Os dados foram divulgados pela delegada Nelbe Ferraz de Freitas, chefe da Divisão de Controle de Imigração e Segurança de Fronteiras da Polícia Federal.
— É quase metade do público do ano inteiro, que gira em torno de 400 mil — afirma a delegada.
Como funciona o check-in
Para realizar o pré-cadastro, é necessário acessar o site da Polícia Federal, clicar na aba "Imigração", a esquerda da tela, e depois no banner "Imigração Argentinos via Uruguaiana".
São solicitados dados como nome, nacionalidade, número e tipo de documento, além da data prevista de entrada no país. Após análise dos dados, um QR Code é gerado, e ele pode ser impresso ou apresentado no smartphone junto ao documento de viagem válido.
O check-in abre cinco dias antes da data prevista para entrada no Brasil.
O cadastro não é obrigatório. O objetivo é acelerar o atendimento ao turista estrangeiro, que em horários de pico pode levar até duas horas nas filas.
— o maior movimento costuma ser nos primeiros dias do mês e no início da segunda quinzena — disse a delegada.
A chefe da Divisão de Controle acredita que, futuramente, o sistema de pré-cadastro pode ser oferecido também por outros países para os turistas brasileiros.